Nossa Cidade: Itapeva / MG

 

Itapeva é um município localizado no extremo sul do estado de Minas Gerais, na encosta da Serra da Mantiqueira, a uma distancia de 126 km da cidade São Paulo/SP e a 460 km da capital do estado de Minas Gerais, Belo Horizonte.
A cidade é cortada ao meio pela Rodovia Fernão Dias (BR-381), uma das principais rodovias do País, fazendo divida com os municípios de Cambuí, Senador Amaral, Munhoz, Toledo, Extrema e Camanducaia.
Possui área de 177,347 km² e população estimada em 2016 de 9.529 mil habitantes, conforme dados do IBGE (1).
O município contem ainda os distrito de Areais e Tropical Flores.

O nome Itapeva tem origem do ponto turístico do município que em Tupi Guarani significa Pedra Chata. A pedra esta localizada a 5 quilômetros da cidade e a 1300 metros de altitude e possui uma vista maravilhosa de toda a região do município e das cidades próximas. O local ainda possui uma pequena piscina com água natural e uma gruta entre as pedras da montanha.

O início do Município deve-se à passagem dos bandeirantes que desbravaram a região à procura de ouro e esmeraldas. Os dois primeiros habitantes do lugar foram Heitor Clemente e Bento dos Santos, que doaram o terreno para construção da igreja de São Sebastião, padroeiro da cidade. Surgiram, então, em volta da mesma, algumas casas formando uma praça.

Com o aumento das construções e graças ao incansável trabalho dos cidadãos, o município foi emancipado em 01 de março de 1963 através da Lei 2.764 de 30/12/1962, na qual foi instituída a nova divisão administrativa do Estado, sendo sancionada pelo Governador de Minas Gerais da época Dr. Jose de Magalhães Pinto. Antes disso, Itapeva era denominada como “Vila Itapeva” desde 1948, sendo apenas um dos Distritos da cidade de Camanducaia.

O município possui um clima tropical de altitude. Sua vegetação varia entre campos e cerrados, estando localizada em um vale com área de topografia montanhosa, o que define o seu traçado bastante irregular. A cidade conta ainda reservas florestais, oferecendo aos munícipes e visitantes um ar puro e uma vista inconfundível.
Um dos grandes atrativos da cidade é a cachoeira, conhecida como “Cachoeira do Gusto Caipira” com águas cristalinas e diversas quedas.

Itapeva dispõe de algumas pousadas e hotéis onde o visitante pode conhecer a hospitalidade do povo mineiro.
É dentre as belas montanhas do município que o Vale Suíço Resort é instalado, um dos empreendimentos mais expressivos da região.
Com uma bela estrutura ele atrai centenas de famílias durante todo o ano, contribuindo para o turismo da cidade.


Economia

A cidade também é conhecida como Cidade das Flores por sua produção local de rosas que, além de fazer sucesso no Brasil, também são exportadas.
A empresa Reijers, uma das empresas instaladas no distrito Tropical Flores, atua há mais de 30 anos na produção de flores, com grande variedade de rosas, além de outros tipos de flores de corte como a astromelia.
Ela é a primeira produtora de rosas do Brasil a possuir a Certificação MPS – Método de Produção Sustentável. O Selo atesta a qualidade e sustentabilidade do seu processo produtivo e conferiu à empresa a máxima nota já recebida por um produtor mundialmente.

 

A cidade conta também com um distrito industrial, formado por algumas empresas como: Acmos do Brasil, Dental Cremer, CBS, Flora Distribuidora, Starminas, Plascotec, Ortocrem, Aleher, Volsul, Panasonic, fundamentais para a geração de emprego e renda, contribuindo para o desenvolvimento do município. (2)

 


Fontes:
1. IBGE. http://cidades.ibge.gov.br/v3/cidades/municipio/3133600.
2. Prefeitura Municipal de Itapeva - MG.